O Que pode impressionar Deus?

O Centurião Romano

Não é de se espantar que a maioria carregue consigo um conceito de Deus como um ser que não se impressione com nada.

Por ser grandioso, infinito, misterioso e insondável, Aquele que sabe e conhece todas as coisas, não parece que combine com sua natureza e caráter a possibilidade de se impressionar com alguma coisa que pobres mortais como nós venhamos a fazer.

É normal que pensamentos do tipo: “Tá tudo diante dos Seus olhos, quem pode fazê-Lo impressionado com algo?” possam permear a mente de muitos de nós.

No entanto, a Bíblia relata alguns fatos que deixaram tanto Jesus, o Filho, quanto Deus, o Pai,  impressionados.

Um destes foi a FÉ PIEDOSA do centurião romano, que fez o Mestre ficar estarrecido, a ponto de dizer: “Não encontrei em Israel gente com tamanha fé!”.(Mateus 8;10b); assim como a mulher siro-fenícia e outros, cuja fé O fez admirar.

O centurião pediu que Jesus curasse seu criado, que “estava em casa paralítico, em terrível sofrimento” (Mateus 8:5). Porém, disse não ser digno da presença do Mestre sob seu teto; pois assim como ele, que dava ordens e as mesmas eram obedecidas, Jesus poderia apenas ordenar que a enfermidade saísse e tudo seria resolvido. E de fato o criado foi curado!

Parece-me  que o que deixou Jesus impressionado começa pelo fato de o centurião não ser da casa de Israel, passando pela atitude altruísta de não buscar nada para si, pois manifestou sensibilidade e piedade pelo criado doente; somando-se isto ao seu senso de indignidade e  humildade, e desembocando numa confiança inabalável no poder de Deus.

Não é toda fé que impressiona Deus. Não é a fé do “eu determino”, não é a fé do “sou cabeça, não sou calda” (embora essa afirmação seja bíblica, mas está em outro contexto); não é a fé do “sal grosso e do galho de arruda”, não é a fé das confissões positivas, dos livros de auto-ajuda.

É a fé piedosa, humilde e confiante, a que “mexe” com o coração do Mestre. Isto nos leva a fazer uma acurada avaliação do tipo de fé que tem sido propagado hoje. A fé deste tempo, pela qual a igreja evangélica se vê tão influenciada, principalmente pelos “apóstolos” da prosperidade.

Esta fé nunca impressionou Jesus, até por que viola a Verdade. É fé que ”garante” ao crente nunca adoecer… a fé que promete carro novo, casa nova, nada de necessidade, só fartura…Essa é a fé “abracadabra!”. Pobre fé…que fé?

Enquanto a FÉ PIEDOSA nos leva a lamentar e clamar pelo outro, como fez aquele homem, atentemos para outra coisa que impressiona o coração de Deus: CORAÇÃO QUEBRANTADO. Nesta situação somos levados a clamar por nós mesmos.

Se por um lado vemos no Salmo 138:6, que “Os soberbos Deus conhece de longe”, em contrapartida, no Salmo 34:18 podemos observar que “Deus está perto de um coração contrito e quebrantado. Dá livramento e salva”. Deus não resiste.

Deus tanto se impressiona que chega perto, e como disse  um servo de Deus, Ele “perde” para nós, como quem diz: “Filho, você me venceu. Eu te abençôo. Estou aqui bem perto”.

Mas aos soberbos Ele  resiste e conhece de longe. Davi foi um homem que experimentou esse “impressionar” de Deus, a ponto de ser chamado homem segundo Seu coração.

Davi não era “certinho”, não era ”santinho”, sua ficha não era limpa (matou e adulterou), mas Davi era homem que tinha peito de chegar pra Deus e se derreter de arrependimento.

Quebrantar-se é tão difícil para pessoas comuns como nós, imagina para um rei de uma nação! Pessoas dotadas de poder como Davi não se quebram fácilmente. A gente sabe que os poderosos são duros na queda.

Mas Davi amava a Deus acima do seu reinado, seu poderio. Era sensível ao seu Senhor que o ungiu como rei, que o dotou de poder, talentos e outras capacitações.

Finalizando, não é muito conhecimento que impressiona Deus (Nicodemos até possuía  muito, mas precisava nascer de novo).

Não é nossa vida religiosa, muito pelo contrário, foi a religiosidade dos homens o motivo pelo qual Jesus foi levado à cruz.

Não é nossa ética, nosso senso moral, isso tudo é dever de cidadão crente ou ateu.

Também não é a ficha limpa. Isto muitos ímpios têm.

Não é o belo discurso sobre a Verdade do Evangelho, isso muitos “cínicos” o fazem bem.

O que impressiona Deus é a FÉ PIEDOSA, que intercede pelo outro, que se sensibiliza com a necessidade do outro, que confia humildemente no poder do Senhor, sem “determinar” nada; e o CORAÇÃO QUEBRANTADO,  que expressa uma coragem de chorarmos e lamentarmos nossa tendência miserável, pecaminosa, carnal e diabólica, que conspira contra a Sua pureza, que ofende Sua santidade.

Muito embora haja momentos em que seja necessário fazê-lo publicamente, quebrantar-se é coisa que muito mais a Deus importa ver e saber, mesmo que o juízo dos homens seja impiedoso contra nosso passado ou até contra nosso presente, visto pela ótica farisaica.

Deus está “ansioso” por homens e mulheres de fé piedosa e corações quebrantados! Fala-se tanto hoje em adoração, mas a adoração verdadeira tem que passar por essas duas vias, senão, não é adoração em espírito e em verdade.

Só assim Ele se achegará a nós. Só assim Ele cumprirá Seus propósitos santos em nós!

Só assim traremos alegria ao Seu coração! Só assim seremos parecidos com Jesus! Só assim Ele sarará nossa terra e perdoará nossos pecados!

Que Ele seja louvado e tenha misericórdia de nós!

 

Revisões

Anúncios

Sobre Moises Franca

Que outros digam.
Esse post foi publicado em 1. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O Que pode impressionar Deus?

  1. PAULO F. FERNANDES MARINS disse:

    CONTINUE COLOCANDO TODOS OS SEUS DONS, NATURAIS E ESPIRITUAIS, A SERVIÇO DO REINO DE DEUS,POIS, VOÇE TEM SIDO ABENÇOADO. COM A GRANDE REVELAÇAO DE QUE A RIQUEZA DO PAI SE CONSTITUI DAS VIDAS QUE ELE COMPROU: AS GENTES DE TODAS AS NAÇOES. POREM MUITAS VEZES SOFREMOS POR/PELA CAUSA DESTA REVELAÇAO.A ISTO ALGUEM CHAMOU DE PREVILEGIO, O PODER VERDADEIRMENTE E COM ENTENDIMENTO SOFRER PELO ”EVANGELHO”.UM GRANDE ABRAÇO.MEU IRMAO MOISEIS.

  2. Moises Franca disse:

    Obrigado, Paulo! Ore por mim!
    abç

  3. sergio bento disse:

    o bom seria se todos os lideres pregasse esse evangelho verdadeiro amar a DEUS sobre tudo e ao seu procimo como a ti mesmo DEUS abençõe vc moiseis e toda sua familha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s