O Tempo Pode Rejuvenescer a Alma

Falar do tempo que passou e da idade não parecem ser os assuntos prediletos dos que estão vendo os cabelos perderem a cor.

Pessoalmente tenho uma boa relação com o tempo e talvez, por assim ser, para mim também seja natural falar dele, muito embora saiba que possa trazer desconforto para alguns.

Mas acho que é sempre bom olharmos o lado positivo do tempo. Olhar para trás e ver que o hoje é melhor que o ontem, a despeito da nossa estética facial e física de um modo geral.

Num momento em que todos lutam contra o tempo e muitos gostariam de voltar atrás, particularmente vejo aspectos muito positivos no hoje e saudades à parte, não gostaria de voltar atrás. Mas é uma questão de idiossincrasia pessoal, embora creia eu que outros venham a se identificar comigo.

Veja só: as experiências adquiridas no decorrer dos anos, as conquistas, o amadurecimento, mesmo que limitados, a obra graciosa e maravilhosa que o Senhor vem aperfeiçoando em nós não se comparam com uma juventude de emoções e alma envelhecidas.

Há pouco mais de 20 anos eu e muita gente boa éramos mais ou menos aquilo que o compositor Silvio Cesar fez para Roberto Carlos cantar na década de 70: “Um moço velho”.

Bem, poderíamos listar muitas coisas que tornam a alma envelhecida: a baixa alto-estima, o mau humor, o pensamento negativo, mágoa, falta de perdão, complexo de inferioridade, insegurança, arrogância…

Sem generalizar, fico olhando certas atitudes de uma rapaziada nova que acha que sabe tudo e que os de idade mais avançada são ultrapassados e reflito: que pena que eles pensam que sabem tudo! Ainda não viram nada!

Sinceramente, seguindo o conselho de Salomão, tenho boas relações com o tempo, porque o hoje para mim é melhor que o ontem.

É melhor ver o tempo passar mas perceber que a alma e as emoções se rejuvenesceram e descobrir na frase do poeta mineiro, “os sonhos não envelhecem”, que tudo faz sentido no agora, sem, evidentemente, desprezar o ontem.

Enfim, coisas que sonhamos há 20 anos atrás podem estar se realizando hoje, ou Deus dizendo para cada um de nós: “Filho, estes sonhos não servem para você, pois são pequenos demais. Tenho outros melhores que quero realizar na sua vida: os sonhos meus! E ao realizá-los, vou te usar para abençoar os outros!.”

Quer melhor que isto para ver a alma rejuvenescida?

“O caminho de Deus é perfeito!”

Carpe Diem!

Anúncios

Sobre Moises Franca

Que outros digam.
Esse post foi publicado em Crônica. Bookmark o link permanente.

4 respostas para O Tempo Pode Rejuvenescer a Alma

  1. Leandro disse:

    Meu irmão, não sabia que tinhas um lado poético e filosófico tão aguçado!! Parabéns! Sábias palavras!
    Esta mensagem me fez refletir sobre o passado… e me lembrar de que valeu a pena fazer as escolhas que fiz ao lado do Senhor… e como você escreveu, apesar do passado ter sido muito bom, também não gostaria de retornar a ele. O presente tem sido infinitamente melhor… Deus está se revelando ainda mais… Deus te abençoe! Leandro (Missão e Voz – Itaperuna – Casa de Oração da Cehab)

  2. Rônia Malafaia disse:

    Caro irmão,
    Conhecer mais de perto seu trabalho foi ótimo!!! Sua presença somou muito nos trabalhos da Casa de Oração da Cehab nos dias 30 de abril e 1 de maio. Que o Senhor o abençoe grandemente e que faça resplandecer sobre sua vida e ministério a luz do SEU rosto!!!!!
    Fraternalmente,
    Rônia Malafaia

  3. Rônia Malafaia disse:

    Concordo, meu prezado, em gênero, número e grau com suas colocações sobre o tempo e, para lhe dizer uma grande verdade, também não voltaria atrás, apesar das “marcas do tempo no físico”. Prefiro as marcas positivas do tempo na alma e no espírito que, pelo tratar do Espírito Santo de Deus, fazem com que fiquemos, sim, mais bonitos por dentro e mais próximos do Senhor!!!!
    Também creio que o hoje é sempre melhor do que o ontem e que o amanhã será melhor que o hoje, pois estaremos, assim, a cada dia,mais próximos de nos encontrarmos com o PAI!!!! ALELUIA!!!!!
    Graça e Paz!
    Rônia Malafaia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s